14/12/2007

Plantio "Terreno bem cuidado futuro preservado"


No dia 10 de dezembro os alunos juntamente com as professoras,um representante da Fundema e alguns pais, fizeram o plantio de mais de 40 mudas de árvores entre elas: palmeira, caroba, ingá, aruera...Foi uma manhã especial e diferente onde todos puderam iniciar a realização de um sonho.

06/12/2007

Retrospectiva

Natal e reflexão






OBJETIVOS:
Propor atividades que favoreçam as ações dos alunos sobre o meio ambiente em que vivem.
Participar de diferentes meios de comunicação.

Agora é com você! Seja criativo:
Você é o Papai Noel, que presentes daria para melhorar o meio ambiente?

02/12/2007

Eventos:

  • Reunião de pais mostrando os vídeos, as fotos e o portfólio.
  • Passeio de estudos em escola que recicla óleo de cozinha.
  • Visita a RECICLA ( cooperativa de reciclagem de material)
  • Entrevista no Pragrama infantil Da Belinha ( TV Brasil Esperança)
  • Entrevista com Rede TV Sul, com a reporter Debora Cristina.
  • Audiência com oPrefeito da cidade, levando o projeto e reinvindicando melhorias.
  • Entrevista com o Secretario Reginal do Bairro pedindo a limpeza do terreno.
  • Plantio de mudas de árvores e conscientização dos moradores da localidade.

Ajuda dos Pais

Os pais tiveram um papel fundamental neste processo, além de algumas questões que eles mesmos tinham que responder, foram resposáveis pela aquisição da camisa do projeto com o desenho de dois alunos e o nome do projeto.

Maquete

No grande grupo as crianças trouxeram os mais varidos tipos de materias como: caixinhas de creme dental, remédio, carrinhos, bonequinhos... Então construimos uma maquete com a localização do terreno baldio em questão. Deu trabalho, mas ficou muito bom!

Registros...


A criação do portfólio individual com as atividades que foram desenvolvidas ao longo do projeto não foi o único registro. Elaboramos também um vídeo bem bacana! Além é claro de muitas, muitas fotos.

Folder


Na sala informatizada criamos o folder do Projeto: Terreno bem cuidado, futuro preservado! Com frases, slogans e desenhos elaborados pelos alunos... Ficou lindo!

Lixo?

No estudo de campo foram também verificados os tipos de lixo existente no terreno baldio estudado: Entulho, lixo orgânico, material reciclado, sempre fazendo uma ponte com o conhecimneto prévio e o conhecimento adquirido nos estudos em sala.

Estudo de Campo


Os alunos fizeram um estudo de campo analisando os terrenos baldios públicos existentes no bairro e a localização da escola. Durante o passeio foram observados: rua, quarteirão, esquina, sinais de trânsito, formas geométricas, esquerda, direita...
Em sala de aula os alunos puderam desenhar, e escrever a localização de um dos terrenos baldios até a escola. Mapa e texto de localização!

Trabalhos desenvolvidos...

Foram muitas as atividades realizadas: Informações recolhidas na biblioteca,
na sala informatizada, em livros didáticos, textos informativos e livros de literatura infantil. Todos com o propósito de informar, conhecer e transformar os conhecimentos, tornando-os significativos.